VMesquita.com
HOME

FORUM

DOWNLOAD

ARTICLES

SEARCH

LOGIN

REGISTER
Welcome,
Guest
. Please
login
or
register
.
Did you miss your
activation email?
1 Hour
1 Day
1 Week
1 Month
Forever
Search:
Advanced search
VMesquita.com
Forum
Português
Ferramentas do Latsilva
(Moderators:
danpos
,
ginoboy
,
Prodater64
,
Alex_Matrix
,
BJ_
,
FlavioMetal
,
latsilva
,
UnderTaker
,
Mr.Maker
)
Comentários: EclManager - Cria projetos .ecl (CCE e AQE)
Pages:
1
...
8
9
[
10
]
11
« previous
next »
Author
Topic: Comentários: EclManager - Cria projetos .ecl (CCE e AQE) (Read 39344 times)
paulohvs
Newbie
Re: Comentários: EclManager - Cria projetos .ecl (CCE e AQE)
«
Reply #135 on:
03 de April de 2006, 10:06 »
Olá a todos
Primeiramente gostaria de falar sobre o que pode ser um possível bug presente nas versões 0.7b e 0.8b do EclManager. Recentemente estive testando essas versões com o CCE SP 2.70.02.06 e tive problemas na hora em que eu clicava em "Create Project / Run". O arquivo *.ecl é criado normalmente e até é aberta a tela do CCE SP indicando que vai começar o encode. Contudo, na hora em que vai começar (não é encodado nenhum frame) o CCE SP fecha automaticamente. Ressalto que testei o meu script no VirtualDub e ele está funcionando perfeitamente, além de que também selecionei corretamente o tipo de projeto alvo a ser criado (CCE 2.7).
É interessante notar que, quando eu volto para a versão 0.6b, o vídeo é encodado normalmente.
Obs: Em ambos os casos eu utilizei o Template para Multipass_VBR, sendo que somente alterei para utilizar o modo Qfactor, para criar projeto do CCE 2.7 e para encodar com o CCE 2.7.
Acho que há duas hipóteses para o que esteja causando isso.
1ª Existe alguma incompatibilidade no arquivo *.ecl gerado nas duas versões mais novas do Eclmanager (não testei utilizar ele diretamente no CCE SP, pensei nisso só agora enquanto estou postando);
2ª Existe algum problema na rotina que chama o CCE (acho pouco provável, pois a tela do CCE chega a abrir, só que não começa o encode).
1ª) Que tal se o Eclmanager fosse capaz de abrir vários scripts de uma só vez. Com isso, pode-se ir dormir e deixar o computador encodando, por exemplo, 20 vídeos que possuem as mesmas configurações de encodamento. Não sou programador, mas até acho que isso seja simples de se fazer, principalmente para alguém que já fez muitas outras coisas mais complexas;
2ª) Como tanto o AQE como o CCE suportam 1-pass CBR, poderia ter no EclManager a opção para utilizar esse tipo de encode, pois lá só tem suporte a Multipass_CBR. Apesar de eu não utilizar mais esta modalidade (estou trabalhando só com OPV <melhor custo/benefício>), pode ser que outras pessoas queiram utilizar. Até acho que foi por isso que o Sapstar incluiu este método no novo beta do AQE.
Pois é, estão aí as minhas sujestões para tornar o EclManager ainda melhor.
Sem mais, fico no aguardo de um retorno.
latsilva
Global Moderator
Hero Member
«
Reply #136 on:
03 de April de 2006, 11:07 »
@paulohvs
como o tópico e meio grande, vamos por partes:
Primeira parte BUG:
pode existir algum tipo de bug realmente, estas duas últimas versões não foram muito testadas, tenho q verificar. se possível coloque uma screen das suas configurações assim fica mais fácil de identificar, pode ser problema com algum campo específico
Vários Vídeos:
ja existe suporte a batch list na ferramenta, ele funciona da seguinte forma, ao inves de salvar o arquivo Ecl, você tem a opção de salvar o arquivo de projeto do EclManager. com esse arquivo e só abrir a opção batch list e ir adicionando os projetos que você deseja que ele vai codificando. vou preparar um manual assim q possível
CBR:
a opção multipass CBR é a opção CBR, coloquei assim pois é assim que esta descrito no CCE, mas estou vendo q tem causado muito confusão. vou ver se mudo isso na proxima versão tb
@all
isso serve para todos, podem mandar suas críticas e sugestões, o software começou como uma coisa só pra mim. queria testar o AQE mas não queria ter q utilizar o CCE para isso.
resolvi disponibilizar para todos e acho q o soft esta cada vez mais maduro, muita coisa pode melhorar mas depende muito da participação de todos, tenho notado que o numero de downloads e grande mas quase ninguem coloca seus resultados, sejam eles positivos ou não.
conto com a participação de todos para melhorar ainda mais este tool da comunidade
Author of ECLCreate, Kanivete & BDCQCALC
kanivete 0.21b3 27/05
VMesquita.com
«
Reply #136 on:
03 de April de 2006, 11:07 »
paulohvs
Newbie
«
Reply #137 on:
11 de April de 2006, 22:13 »
Olá latsilva
Que presteza, ví que vc respondeu no mesmo dia. Me desculpe ter demorado tanto para responder.
Com relação as configurações, nem é preciso postar screen, pois as configurações vc conhece muito bem. Eu simplesmente carrego o template que há no EclManager destinado para Multipass_VBR. Daí, simplesmente mudo para OPV e seleciono o CCE 2.7, tanto para Encoder quanto para formato de projeto.
Mesmo assim, não acredito que seja problema de configuração não, pois as mesmas configurações funcionam no EclManager 0.6b.
Vi que vc lançou a versão 0.9b. Irei testá-la e postarei aqui os resultados. Até a próxima.
latsilva
Global Moderator
Hero Member
«
Reply #138 on:
12 de April de 2006, 08:40 »
@paulohvs
eu fiz o post antes de executar testes, depois verifiquei q realmente havia um problema. o mesmo deve estar resolvido na versão 0.9
faça seus testes, caso o problema continue, favor entrar em contato
abração
kanivete 0.21b3 27/05
paulohvs
Newbie
«
Reply #139 on:
12 de April de 2006, 10:21 »
Testei a versão 0.9
Problema solucionado.
Aproveitei e testei o Batch List, ficou muito bom, é simples de se usar e, do modo como vc fez, é possível ter configurações diferentes para cada vídeo. Muito bom mesmo. Só falta eu testar a opção para que o PC seja desligado no final do processo.
Como considero o Batch List uma opção muito interessante e que com certeza muitas pessoas usam ou usarão ao saber que o programa suporta, então deixo mais uma sugestão para a próxima versão:
- Ao invés de deixar essa opção "escondida" dentro de "Tools", vc poderia colocar um botão pra ela na tela principal mesmo, deixando essa opção aparecendo juntamente com as principais (Home, Templates, etc). deste modo, assim que se abri-se o EclManager já ficaria "na cara" que ele suporta Batch List.
Obs: Seria interessante que, ao abrir o Batch List, tivesse uma pequena observação informando que se deve salvar "no modo normal" um projeto independente para cada vídeo e que esses projetos é que devem ser carregados no Batch List. Essa mensagem até pode ficar dentro da caixa "Projects to be processed" e depois sumir quando se colocar o primeiro projeto.
Aproveito também para tirar algumas dúvidas. Na verdade são problemas que aconteceram com outras pessoas, pois, fora o que comentei aqui, nunca tive problemas com o EclManager.
Vi dois casos em que, ao fechar o EclManager, aparecia aquela mensagem do Windows dizendo que "a memória não pode ser read". Isso não atrapalhou em nada, apenas é estranho o aparecimento dessa mensagem. Informo que, em ambos os casos, era utilizado o WinXP (se não me engano, SP1, igual ao que eu uso).
Um outro caso, e este é mais estranho, está acontecendo que, ao carregar um script dentro do EclManager, ele está se fechando automaticamente, o que impede que seja feito o encode. Tentei simular o problema aqui inserindo um script "inválido", mas não tive sucesso. Segundo a usuária, o script foi carregado normalmente no VirtualDubMod.
Vc faz idéia do que pode provocar esses erros?
No caso do primeiro, acredito que seja coisa de "frescura" do Windows. Mas no segundo caso, não faço idéia. Será que falta algum "componente" necessário para o EclManager funcionar?
Como ela disse que carregou o script normalmente no VMod, então não acho que seja problema com o AviSynth.
Sem mais, até a próxima.
latsilva
Global Moderator
Hero Member
«
Reply #140 on:
12 de April de 2006, 11:38 »
obrigado pelo FeedBack, isso é muito importante no Desenvolvimento de um software Free
a respeito de problemas com o Windows, eu ja tentei de todas as formas desvendar este problema, o windows se comporta dieferente em várias máquinas, deve ser problema com hardware ou software da máquina, como o feedback é pouco não sei se o problema foi solucionado nas últimas versões ou se o mesmo continua.
sobre o problema com o script acredito q deve seguir a mesma linha do caso acima, deve estar resolvido nesta ultima versão
suas sugestões estão anotadas,
abração e boas codificações
kanivete 0.21b3 27/05
paulohvs
Newbie
«
Reply #141 on:
14 de April de 2006, 10:21 »
Com relação ao erro de "memória não pode ser read", um dos usuários me retornou a mensagem falando que o problema continua na versão 0.9b. Ele até fez um relatório informando testes que fez com várias versões do CCE 2.7x e outras versões do EclManager. Na maioria das vezes o erro aparece quando o CCE termina o encode e tb quando o EclManager é fechado. Em outras, o erro só aparece quando o CCE termina o encode. Contudo, isso nunca atrapalhou o resultado final do encode, é apenas uma "mensagem incomoda, mas inofensiva na prática".
Na minha atual máquina, como já disse, esse tipo de problema não aconteceu com nenhuma versão de CCE, de AQE e de EclManager. Detalhe importante é que, diferente da maioria, utilizo XP SP1 ao invés do SP2.
Acredito que isso apenas seja frescura de Windows, nem acho que seja relação "Windows-Hardware", acho que é só Windows fazendo "manha" com a ferramenta de desenvolvimento que vc usa.
Sem mais, um abraço e até a próxima.
VMesquita.com
«
Reply #141 on:
14 de April de 2006, 10:21 »
danpos
Moderator
Hero Member
BDVD Staff
«
Reply #142 on:
17 de April de 2006, 13:31 »
@latsilva
Fala, meu camarada!
Eu sempre tenho usado o ECLManager (desde o primeiro beta do ECLCreate) e atualmente tenho até rodado o CCE 2.67 através dele, realmente ele está um 'must' nessas novas versões onde a interface foi modificada, ficou extremamente fácil e agradável de trabalhar com ele.
Eu estou usando ele agora para rodar uma codificação batch de 6 AVIs e tudo está correndo bem (com a exceção da terceira codificação que abortou no início; vou inverstigar depois usando o ECLCompare presente no app para ver se alguma coisa 'c#@#@' na criação do mesmo), mas notei uma 'coisinha' que poderia ser implementada: um botão para limpar o log na inteface da batch list e um outro para abortar o processo (é 'besteirinha', mas quando procurei não achei e tive que fazer fora da interface, o que é 'desconfortável').
Relativamente à seção "Tools", eu acho que deva se manter como está: clicando na mesmo acessamos o 'context menu' e de lá se vai para onde quer, mantendo a interface limpa e organizada.
É isso.
Continue o excelente trabalho com o ECLManager, o qual é o meu aplicativo preferido para manipular o AQE, CCE, ...
Abração,
PMs são para discussões PRIVADAS! Procure ajuda nos fóruns públicos!
PMs are for PRIVATE discussions! Look for helping in the public forums!
paulohvs
Newbie
«
Reply #143 on:
17 de April de 2006, 15:08 »
Fala prf danpos
Concordo plenamente com vc ao afirmar que a interface do Eclmanager deve permanecer limpa, pois isso é um ponto muito positivo em um software.
Contudo, ainda acho que a Batch List é uma opção importante d+ para ficar "escondida" atrás de "Tools". Ainda acho que será melhor se ela aparecer logo de cara assim que alguém abrir o EclManager. Isso até ajudará a "divulgar" essa ótima funcionalidade que o programa tem.
Até tenho uma alternativa para não aumentar a quantidade de botões na tela inicial.
O que eu acho é que o botão "Save Preferences" pode sumir e dar lugar ao botão "Batch List". Digo isso porque acho esse botão sem muita utilidade (nunca o usei), até mesmo porque o EclManager salva as preferências automaticamente quando ele é fechado. Por causa disso, não é necessário ter um botão para fazer a mesma tarefa que o programa já faz automaticamente quando é fechado.
Além disso, essas preferências poderiam ser salvas e carregadas como "Templates". Daí surge a idéia (futura) de se permitir salvar e carregar templates criados pelos usuários. Essas opções ficariam dentro do botão "Templates".
Sem mais, até a próxima.
danpos
Moderator
Hero Member
BDVD Staff
«
Reply #144 on:
17 de April de 2006, 16:45 »
@paulohvs
Respeito o teu ponto de vista e entendo o do ponto de vista para um usuário extremamente 'newbie' poderia ser um 'probleminha'. Mas do ponto de vista de programa e apresentação, é interessante deixar a
ferramenta
(
tool
em inglês
) junto com as demais ferramentas, já que me parece ser mais lógico 'agrupar semelhantes'. Ademais, se você der uma olhada em encoders comerciais como o Tsunami MPEG Encoder (TMPGENnc), CCE e outros que permitem codificação em lote (batch), verás que a opção de "batch encoding" não fica aparente na "interface principal", mas em menus/painés ou em outro 'gadget'. E porque isso? Por que a função primordial de um codificador é codificar um filme:
uma entrada (filme a ser processado) -> processamento (encoder -> uma saída (filme transcoficado).
Codificação em lote (
batch encoding
) é um
plus
,
uma ferramenta
, logo não tem porque ficar na interface principal (novamente, como você pode constatar em outros encoders bem conhecidos como o TMPGEnc, CCE, etc).
Quanto à divulgação, nada mais poderoso que o "marketing de rede" (o popular "boca-à-boca"
). Ademais isto já está explicito na chamada do programa e sempre pode ser perguntado.
Quanto a questão de salvar as preferências, eu não sei se o programa já salva a última em um arquivo INI ou no registro. Contudo, a questão dos templates é interessante.
@lastilva
Eu achei o problema usando o ECLCompare (rapaz, que utilitário 'mão-na-roda', hein!). Ao geral o ECL file para o terceiro filme, o ECLManager gerou a linha:
Code:
frame_rate_idx=2
ao invés de
Code:
frame_rate_idx=1
como aconteceu nos demais arquivos ...
Mistériooooo!!!
[]s
PMs são para discussões PRIVADAS! Procure ajuda nos fóruns públicos!
PMs are for PRIVATE discussions! Look for helping in the public forums!
paulohvs
Newbie
«
Reply #145 on:
17 de April de 2006, 19:59 »
Aí eu já acho que pode ser uma questão de interpretação (e do modo como o Eclmanager funciona até acho que o seu ponto de vista é mais aproximado).
No seu caso, vc enxerga o Batch List como uma
"ferramenta"
. Eu já a acho como
um modo
de encode. Nunca utilizei o DIKO, mas pelo que vi em tutoriais, ele funciona da seguinte forma:
1º Seleciona vídeo de origem;
2º Façam-se as configurações;
3º Mande encodar ou abra um outro vídeo...
E daí fica nesse
loop
até que se tenha selecionado todos os vídeos e, ao final, clique-se em Run.
É como um
Wizard
Vc também mensionou o CCE, não é?! Este, logo que se abre, já aparece
um quadro
onde se pode arrastar vários vídeos para serem encodados em Batch List. VSO ConvertXtoDVD é outro. Tsunami 3.0 Express, depois da primeira tela, vai-se clicando em Add até se selecionar todos os vídeos que se deseja encodar.
O EclCompare, o Matrix Editor e etc, esses eu encaro como ferramentas mesmo. Já o Batch List, eu encaro como sendo um modo de se fazer o encode, onde, ou se faz o encode de
um
ou de
lotes
de vídeos.
Infelizmente, espero que só por enquanto, temos apenas duas opiniões aqui. Seria interessante se mais pessoas opinassem pois, como já disse, acho que, para este caso, tá mais para uma questão de interpretação.
Pra mim, que já conheço a opção, tanto faz ter um botão na tela inicial ou ter que clicar em "Tools" e depois em Batch List. Agora, pra quem não conhece, isso pode fazer uma diferença.
Ainda existe o aspecto de que, comparar arquivos Ecl; editar, exportar ou importar matrizes; criar capítulos pelo EclManager; isso são coisas que poucos fazem e fazem pouco.
Já o Batch List, acredito que muitos usam ou usarão ao saber que existe, além de que provavelmente usarão muito pois, lendo por aí, o maior uso dessas ferramentas é para se produzir DVDs de seriados e/ou animes, ou seja, vários vídeos diferentes mas com configurações iguais ou parecidas.
Com relação a salvar as preferências, pelo que vi, elas são salvas no registro, o que é uma grande facilidade.
Finalizando, é como já disse, precisamos de mais opiniões e pontos de vista.
Sem mais, até a próxima.
virmal_divx
Sr. Member
«
Reply #146 on:
18 de April de 2006, 06:33 »
ja que é pra opnar .....
acho !!! naum !!!! tenho certeza que os 2 em questão estão certos , visto que saum preferencias e pontos de vista diferentes ..... porem concordo com o @Dampos em deixar a interface mais limpa o possível ....
latsilva
Global Moderator
Hero Member
«
Reply #147 on:
18 de April de 2006, 10:25 »
vou facilitar então. eu concordo com o ponto de vista do danpos, mas tb não posso ser radical em achar a opinião de um usuário inválida. vou fazer o seguinte, que tal configurar qual botão extra deve aparecer no layout? configurar suas
preferencias
ai o usuário poderia escolher entre o "Save", "Batch" ou até outro, pensem ai, q eu penso daqui em uma maneira de programar isso
como o @paulohvs disse seria bom "ver" as opiniões de outros users
abração
«
Last Edit: 18 de April de 2006, 10:31 by latsilva
»
kanivete 0.21b3 27/05
juancar
Newbie
«
Reply #148 on:
24 de April de 2006, 13:15 »
Quote from: ginoboy
só falta eu testar na TV. amanhã (quinta-feira) vou gravar o original, o do AQE e do CCE e vou testar na TV (34" tela-plana). Depois posto o resultado.
[
's
Estamos no aguardo deste resultado.
paulohvs
Newbie
«
Reply #149 on:
01 de August de 2006, 10:53 »
Olá latsilva, blz?!
Já faz um bom tempo que não posto nada aqui, não é?
Primeiramente eu gostaria de avisar que o EclManager não funciona com a última atualização do CCE SP, a versão 2.70.02.10. Até a versão 2.70.02.09 tudo vai a 100%, mas parece que nesta última atualização o formato do arquivo ECL foi alterado. Dei uma olhada com o bloco de notas e uma das coisas que vi é que não aparecem mais as matrizes de quantização.
De qualquer modo, isso, na minha opinião, é o menos relevante neste post.
Na realidade o que me trouxe aqui hj é que finalmente consegui por as mãos no CCE SP2. Pra quem não sabe, o CCE SP2 é a continuação do atual CCE SP, sendo que foram acrescentados novos recursos. Um dos mais interessantes é que, aparentemente (só li as informações no site), foi acrescentado o QMatOP do AQE, ou seja, aquele recurso de criar uma matriz ótima para o bitrate configurado. Contudo, o que é mais importante pra mim é que aparentemente o CCE SP2 foi criado também para trabalhar em 64bits. Pelo menos nas informações do site a uma parte em que isso é mensionado.
Na época em que testei o XP x64 eu reparei que o desempenho do CCE SP caía muito em comparação quando utilizava o XP SP1. Só por causa disso (todos os meus outros testes foram positivos para o XP x64) resolvi voltar para o SP1, tendo em vista que faço muitos encodes. Daí então fiquei aguardando um encode de 64bits que, teóricamente, tem o dobro do desempenho. Aparentemente a minha espera acabou (ainda vou testar o x64 novamente). Honestamente, dúvido que atinja o dobro do desempenho, mas se conseguir o mesmo desempenho que ele tem no XP SP1, isso já é suficiente pra mim migrar definitivamente para o XP x64.
Portanto, vim aqui perguntar se vc planeja criar uma nova versão do EclManager com suporte para o CCE SP2. Se tiver com dificuldades em conseguir uma versão do programa, então me mande uma PM que agente resolve isso. Obviamente, isso no caso de vc se interessar em criar um EclManager com suporte ao CCE SP2. Acho que vc nem precisa se preocupar com o CCE SP 2.70.02.10 já que já existe o CCE SP2 e também não há muita diferença para a versão 2.70.02.09.
Um abraço e até a próxima
Pages:
1
...
8
9
[
10
]
11
« previous
next »